Cinema e Conversinhas - 20 de abril de 2021 - 19h

Documentário, Brasil, 2020. Duração: 112 min.

- Sinopse -

Em Porto Alegre (RS), moradores de rua produzem e vendem o seu próprio jornal, o “Boca de Rua”, único no mundo. Além de uma fonte de renda, ele é uma voz que pode ser ouvida, uma ferramenta de denúncia e de organização perante a sociedade onde vivem. Hoje, o Boca está comemorando 18 anos. O grupo cresceu, a cidade mudou, as dificuldades continuam. Para esses jornalistas fora do comum, conseguir o que comer, achar onde dormir e sobreviver à violência urbana seguem sendo desafios cotidianos… mas que eles enfrentam juntos e de olhos abertos.

- Ficha técnica -

Roteiro & Direção: Charlotte Dafol

Produção: Agência Livre para Informação Cidadania e Educação - ALICE

Edição: Alfredo Barros

Desenho de som: Juan Quintáns

Finalização: Raoni Ceccim

Trilha original: Rafael Sarmento, Paulo Bettanzos, Marcelo Cougo

Trailer: Douglas Roehrs

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

- Sobre -

O filme foi gravado em Porto Alegre (RS) entre janeiro e maio de 2019, num verão de extremo calor. Sua produção se deu a partir de um financiamento colaborativo na internet e contando com a parceria e o trabalho muitas vezes voluntário de todas as pessoas envolvidas, profissionais ou não.

A diretora, colaboradora do projeto “Boca de Rua” há mais de dez anos, acompanhou os protagonistas, não apenas no processo de redação e venda do jornal, mas também em diversos momentos da sua rotina diária, recolhendo depoimentos inéditos e profundos sobre a realidade que eles vivem e convidando a uma reflexão mais profunda sobre a sociedade, a violência, as drogas, a solidariedade e os Direitos Humanos.

O filme foi finalizado em março de 2020, depois de sete meses de pós-produção e exatamente uma semana antes do fechamento de quase todas as salas de cinema do Brasil – abrindo caminhos para a exploração de novas formas de distribuição e difusão da obra.

- Diretora -

Nascida em Paris em 1987, enraizada no Brasil desde 2013, Charlotte Dafol é cineasta, fotógrafa, autora e cantora. Também produz cachaça, é formada em História e trabalha em bancas de feiras ecológicas. Na França, dirigiu sete curtas-metragens de ficção entre 2009 e 2012, junto com estudantes de cinema. No Brasil, colabora como repórter e fotógrafa com mídias alternativas. É autora dos livros Pietro Germi et la comédie à l’italienne (França, 2012) e Como num romance (Brasil, 2020). De Olhos Abertos é o seu primeiro documentário longa-metragem.

http://www.opidafol.eu

Carousel imageCarousel image